Qual a idade mínima para o transplante capilar?

Pacientes jovens que começam a apresentar quadros de calvície ainda na adolescência, e acabam com uma aparência de mais velhos, podem ter sua autoestima abalada afetando seus relacionamentos interpessoais.
Estes quadros podem acabar gerando uma angustia e a procura pelo transplante capilar, porém, é papel do cirurgião avaliar o quadro e as vezes orientar o paciente a postergar o transplante capilar.
Pacientes jovens com histórico de calvície agressiva na família podem acabar tendo maus resultados, pois conforme a calvície evolui, somente sobrarão ilhas de transplante capilar, portanto alternativas podem ser tomadas para amenizar o quadro até que o transplante capilar possa ser realizado.

Tratamento medicamentoso
Duas drogas atualmente são aprovadas pelo FDA americano para tratamento de calvície, são eles a finasterida e o minoxidil.
Outros tratamentos com respostas mais rápidas podem ser utilizados, porém em consultório somente, como a aplicação direta de finasterida, minoxidil e fatores de crescimento diretamente no couro cabeludo.
Ambos têm como papel retardar o quadro de queda capilar, e podem ser utilizados como tratamento isolado ou como tratamento pós transplante capilar.

Camuflagens para a calvície
O mercado está inundado de fibras capilares como Toppik e outros, que são fibras que aderem nos fios remanescentes e dão uma impressão de maior volume capilar.

Quando uma estabilidade do quadro é atingida após alguns anos e o paciente já saiu da fase da adolescência então o cirurgião já pode reavaliar a possibilidade do transplante capilar.

face liftingquanto custa um transplante capilar