Como é feito o transplante capilar?

Recebemos muitas perguntas sobre como funciona o transplante capilar e seu pré operatório. Pensando nisso, detalhamos o processo no texto a seguir.

Pré operatórios

Assim que o paciente decidiu realizar um transplante capilar, e já agendou uma data, com 15 dias antes da cirurgia irá realizar os exames pré-operatórios a seguir.
– Hemograma completo, coagulograma, sorologias e um eletrocardiograma com liberação do cardiologista, geralmente 5 dias são necessários para que todos os resultados estejam prontos.
– Durante este período o paciente é orientado a realizar massagem no couro cabeludo para aumentar a elasticidade e manter hábitos saudáveis.

O dia cirúrgico

– O paciente chega à clinica e é recepcionado pela equipe, e direcionado ao cirurgião.
– Inicialmente, será realizada a marcação cirúrgica, primeiramente a lápis, discutido com o paciente para ver se o mesmo está satisfeito com a marcação e então é passado um marcador mais resistente.
– O paciente é conduzido ao centro cirúrgico onde terá inicio o procedimento.
– Após realizada a anestesia local o paciente não sentirá mais nenhum desconforto.
– O paciente é colocado em decúbito ventral, ou seja, de barriga para baixo, e o cirurgião inicia a parte da extração das unidades foliculares. Quando a técnica realizada é o FUT, este processo dura em média 1h30 a 2hs, quando a técnica é o FUE, em média 3 hs de extração das unidades.
– Após a extração, o paciente é reposicionado, agora em decúbito dorsal, ou seja, de barriga para cima, e será realizada a anestesia da área receptora (área de calvície) e inicio da implantação dos fios.
– O processo de implantação dos fios pode variar em tempo dependendo da habilidade do cirurgião, mas geralmente 1200 a 1500 fios são transplantados por hora.
– No caso do FUT, como mais fios são transplantados, este processo pode levar de 4 a 6 horas, dependendo da quantidade de fios, no caso do FUE o processo leva de 3 a 4 horas.
– Após a implantação, a cirurgia está concluída e será realizado um pequeno curativo na área doadora, o paciente receberá uma refeição leve, e receberá alta.
– As recomendações do primeiro dia após cirurgia são simples:
1 – Dormir de barriga para cima com 2 ou mais travesseiros.
2 – Tomar banho sem lavar a cabeça.
3 – Tomar as medicações no horário correto.
Obs.: Como o paciente estará medicado não é esperado dor neste dia.
–  No primeiro dia após cirurgia, o paciente virá à clinica para retirar o curativo e lavar o cabelo pela primeira vez, após isto estará liberado e poderá inclusive viajar de avião.

Robo artasTransplante capilar feminino