Transplante capilar guiado por vídeo. Tecnologia e Arte

Para entendermos o que é densidade capilar, dois conceitos básicos são necessários. Saber a diferença entre densidade capilar real e densidade cosmética.
Em um couro cabeludo normal, encontrarmos uma quantidade de fios por centímetro quadrado que varia entre 120 a 300 fios de cabelo.
Em pacientes com calvície, esta densidade pode ficar entre 0 a 60 fios, dependendo do grau e da rarefação de cabelos
Quando é realizado um transplante capilar folicular, o cirurgião através de suas habilidades cirúrgicas e artísticas, procura através de técnicas de implantação, com ângulos agudos dos fios, direção e disposição das unidades foliculares, criar uma ilusão de densidade real, conhecida como densidade cosmética, ou seja, transplantam-se 80 a 100 fios por centímetro quadrado de uma forma que visualmente o resultado apresente uma alta densidade, extremamente natural e satisfatória.
Esta densidade de fios/cm2 é possível graças a utilização de lupas que conseguem ampliar uma imagem do folículo capilar entre 3 a 6 vezes, permitindo ao cirurgião criar micro incisões e aproximar os fios, criando o efeito da densidade cosmética.
Com a técnica do transplante folicular guiado por vídeo utilizando o microscópio cirúrgico ao invés das lupas, a ampliação de visão do cirurgião é 8 vezes maior do que em relação às lupas, podendo chegar a 22 vezes de ampliação visual.
Com isso conseguimos reduzir ainda mais o tamanho das incisões, e com esta ampliação, um folículo capilar será visualizado com aumento de 20 vezes pelo cirurgião, possibilitando implantar os fios de cabelo muito mais próximas uns dos outros, possibilitando chegar mais próximo da densidade real e não somente da densidade cosmética.
Para que esta técnica seja possível, o paciente também precisa apresentar certas condições, como uma área doadora de alta densidade e elasticidade, ser extremamente saudável, para que seu couro cabeludo suporte uma densidade capilar tão alta.
Por isso a importância da consulta presencial para que todos estes critérios sejam avaliados.

Junho 2014 1Youtube