Mitos e verdades sobre calvície e transplante capilar

– Cada pessoa tem um ritmo diferenciado de crescimento capilar.

VERDADE. Cada indivíduo tem uma determinada velocidade de crescimento dos fios, algo como 1 a 1,5 cm/mês. Mas, em alguns, ela é menor, especialmente em pessoas que tem cabelos finos. A duração total da fase de crescimento também influi, variando de dois a cinco anos, sendo que, nos casos em que a duração é menor, o comprimento total do cabelo será também menor.

– Alterações hormonais são os principais fatores que influenciam a queda dos cabelos.

MITO. Na maioria dos casos, o problema não é hormonal. Pode haver sim uma certa influência, mas dentro da normalidade. A queda de cabelo, portanto, deve ser vista como um sintoma e não uma doença em si. Devemos investigar outras possíveis causas, como deficiências nutricionais, muito frequentes nas mulheres. A calvície masculina é basicamente determinada pela genética em combinação com os hormônios masculinos.

– A alimentação é fundamental para a saúde capilar.

VERDADE. Ter uma alimentação saudável, bem como usar suplementos alimentares, pode ser um importante coadjuvante no tratamento capilar. Não necessariamente resolvendo a causa básica da queda ou da calvície, mas pode contribuir muito para o tratamento, sempre com orientação médica.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra