Transplante capilar fio a fio

A técnica conhecida como FUE  follicular unit extraction ou transplante capilar fio a fio ,popularizou-se na Europa 8 anos atrás e  ficou ainda mais conhecida quando o jogador do United Manchester Wayne Rooney realizou o seu transplante capilar utilizando-se desta técnica.
É uma técnica que vem sendo cada vez mais procurada devido ao fato de não ser necessário a realização de incisão cirúrgica, apresentar um processo de recuperação mais rápida e o retorno às atividades desportivas bem mais precoce geralmente em 4 dias.
Diferentemente da técnica de transplante capilar convencional, no transplante capilar fio a fio  as unidades foliculares são retiradas com micro lâminas circulares com 0.8 a 1.0 milímetros, um por um, sem haver a  necessidade de incisão cirúrgica linear não havendo portanto a necessidade de sutura e deixando o paciente livre da típica cicatriz dos transplantes capilares convencionais.
Pelo fato deste transplante ser virtualmente sem cicatriz permite ao paciente uma liberdade maior em relação ao estilo de corte de cabelo, podendo inclusive utilizar o cabelo raspado.
O ciclo de crescimento dos fios transplantados se iniciara após 3 meses, e o resultado final do transplante capilar poderá ser visto após os 12 meses.
Os fios transplantados são permanentes, portanto não sofreram queda.
No pós operatório imediato do transplante capilar fio a fio, os cuidados que o paciente deverá ter são muito simples:
  • Lavar os cabelos 2 vezes ao dia
  • Evitar traumas 
  • Evitar exposição solar intensa durante 30 dias
  • Está autorizado o uso de bonés e chapéus no pós operatório.
Em relação aos fios de cabelo do paciente que não foram transplantados, os mesmos estão geneticamente programados para cair durante a vida, portanto é sempre interessante que o paciente siga o tratamento para evitar a queda dos cabelos.
Geralmente o tratamento para queda capilar tem um custo baixo, e normalmente é utilizada uma medicação que irá bloquear o hormônio responsável pela queda dos fios e uma outra medicação que irá melhorar o fluxo sanguíneo no couro cabeludo, garantindo uma melhor oxigenação dos folículos capilares além de uma melhor nutrição dos mesmos.